Descubra a importância dos meios de cultura para microbiologia

Os meios de cultura são ambientes preparados em laboratório que irão fornecer um habitat com nutrientes para o desenvolvimento de culturas de bactérias e fungos. Estas culturas são muito utilizadas em estudos laboratoriais científicos em várias áreas como: alimentos, água, cosméticos e microbiologia.

No caso específico da microbiologia, em geral as culturas são de bactérias. Para o cultivo das culturas de bactérias muitos outros critérios devem ser observados, além do meio ambiente e dos nutrientes. Microrganismos diferentes, têm diferentes necessidades e utilizam tipos de nutrientes específicos. Além desse fator, fatores como o pH e a quantidade de oxigênio do ambiente criado na cultura devem ser observados e variam para diferentes tipos de microrganismos.

Quais são os tipos de meios de cultura?

  • Líquidos: não possuem agentes solidificantes e parecem caldos;
  • Sólidos: adição de ágar ao meio líquido utilizado como agente gelificante;
  • Semi-sólido: possuem consistência intermediária por conter 0,075 a 0,5 de ágar ou gelatina.

Rotina no uso de meios de cultura na microbiologia

Em laboratórios de microbiologia clínica é rotineiro o uso de meios de cultura para inoculação de amostras clínicas (amostras coletadas de pacientes com suspeita de doenças infecciosas). Este tipo de trabalho é de fundamental importância para o diagnóstico dos pacientes.

O cuidado ao se manusear os meios de cultura bacteriana é fundamental para a obtenção dos resultados desejados e para manter a segurança de quem está manipulando. A análise em laboratório deve passar por uma série de processos rigorosos que irão não só permitir o melhor resultado, mas também a segurança dos profissionais envolvidos.

Os meios de cultura podem ser divididos em:

  • Meio de cultura enriquecido
  • Meio de cultura seletivo
  • Meio de cultura diferencial
  • Meio de cultura de transporte
  • Meio de cultura de triagem
  • Meio de cultura de identificação
  • Meio de cultura de contagem
  • Meio de cultura de estocagem e manutenção

Confira os meios de culturas mais utilizados

Caldo lactose: realiza medições precisas e simultâneas, sem contato e em tempo real de teores de umidade.

Extrato de carne: é utilizado para substituir as infusões de carne, é padrão em sua composição e reação e não requer ajustes de reação ou filtração.

Agar Verde Brilhante ou Caldo Bile Verde Brilhante 2%: é um meio seletivo e adequado para o isolamento de Salmonella spp., exceto a Salmonella typhi, que é encontrada em fezes, produtos lacticínios, ou outros alimentos suspeitos.

Agar Mueller Hinton: possui a função de limpeza e drenagem automática para remoção de contaminantes da água remanescente, iniciada automaticamente sempre que o equipamento for ligado.

Extrato De Malte: é recomendado para manter o fenômeno de esporulação e é perfeitamente adequado para culturas de leveduras, fungos e bactérias. É caracterizado pela coloração muito clara em solução.

Agar Bacteriológico: é um extrato hidrossolúvel extraído de algas vermelhas e pode ser utilizado como agente solidificante em meio de cultura bacteriológica ou para determinar motilidade e crescimento de anaeróbios e microaerófilos.

Caldo EC: é um meio seletivo para contagem e diferenciação de coliformes em água, esgoto e alimentos.

Agar Salmonella Shigella (SS): um meio altamente seletivo para o isolamento de Salmonella spp. e algumas espécies de Shigella, a partir de amostras clínicas e de alimentos.

Adquira os meios de cultura com a Labcenter

O processo de escolher os meios de culturas é muito importante para obter os resultados requeridos pela microbiologia. Normalmente, é indicado utilizar mais de um tipo de meio para proporcionar condições de crescimento a todos os tipos de patógenos.

A Labcenter possui uma ampla variedade de meios de cultura para atender toda a demanda do seu laboratório. Confira todos os meios de cultura que estão disponíveis em nosso catálogo de microbiologia.

Há mais de 35 anos de experiência no mercado de laboratórios clínicos, a Labcenter tem como intuito oferecer soluções completas, inteligentes e de alta performance para clientes. A empresa atua fortemente nos segmentos de laboratórios de análises clínicas, hospitais, órgãos públicos e privados, universidades e indústrias farmacêuticas, químicas e alimentícias.

Conte com o suporte para o gerenciamento de qualidade dos serviços e produtos, além de profissionais especializados para esclarecer eventuais dúvidas técnicas e fornecer informações detalhadas sobre os produtos. Conheça nosso amplo catálogo de acessórios e equipamentos das melhores marcas do mercado para atender às necessidades do ambiente laboratorial.